Inteligência emocional
Emoções influenciam relações entre pessoas dentro de uma organização
Por Leandro Levone dia em Artigos
Por muitos anos, empresas focaram suas escolhas durante o processo de seleção de candidatos no reconhecimento de habilidades intelectuais e conhecimentos técnicos. Pouco ou quase nada envolvia a emoção e a personalidade – uma vez que o foco era encontrar pessoas altamente racionais e de pensamento crítico para exercer funções de alta competência ou mesmo em cargos menores.
Pesquisadores já revelaram que profissionais com pouca inteligência emocional não conseguem controlar emoções e humor e isso interfere diretamente nas relações entre colegas e na organização como um todo.
O ambiente de competição global e a realidade macroeconômica em que as companhias brasileiras estão envolvidas exige de gestores posturas que assegure a obtenção de resultados máximos e mantenha o negócio sustentável. Muito além de ser chefe, gestores precisam saber liderar e a pensar, além disso, manter-se atualizado, pessoal e organizacionalmente.
Emoções influenciam relações entre pessoas dentro de uma organização, no caso de gestores, reações emocionais acabam envolvendo e influenciando toda a equipe de trabalho. É de grande responsabilidade da liderança a forma como a equipe se comporta, já que é o gestor responsável em direcionar a equipe no alcance dos objetivos da empresa. O líder emocionalmente inteligente reconhece a importância da compreensão de si próprio e dos integrantes da sua equipe, esta é a base para que haja interações pessoais afetivas positivas, ou seja, que a convivência gere satisfação para todos os envolvidos.
Mas o que é Inteligência Emocional? Quais as características que um gestor deve ter para saber lidar com sua equipe?
Elaborei alguns esclarecimentos que vão auxiliar você a compreender a importância de conhecer emocionalmente a si próprio e seus colaboradores para uma gestão eficiente. Acompanhe!
O que é Inteligência Emocional?
Saber ler, interpretar e responder às emoções, tanto as próprias como quanto às dos outros é o que define a Inteligência Emocional. Pessoas que apresentam um elevado nível de inteligência Emocional são hábeis para perceber, controlar e compartilhar emoções e, acima de tudo, contornar conflitos de personalidade que influenciam todos que estão a sua volta – um desafio quanto ao ambiente organizacional. Esta competência de se autoconhecer emocionalmente contribui significativamente para a geração de um ambiente colaborativo e de um trabalho em equipe eficaz e eficiente.
Gestores que sabem lidar com a inteligência emocional desenvolvem mais facilmente respostas proativas em relação a equipe, não importando o quão diversificado seja o perfil de cada membro do grupo. Para a liderança, a inteligência emocional é fundamental. Várias empresas passaram a selecionar seus gestores não mais com base no conhecimento técnico e experiências profissionais. Bons líderes passaram a serem reconhecidos pelas habilidades que possuem em gerenciar pessoas de origens multigerenciais e multiculturais.
Líderes emocionalmente inteligentes geram maiores resultados
Com já foi dito anteriormente, saber controlar e administrar a inteligência emocional vai além de conhecimentos técnicos. Organizações que dispõe de gestores emocionalmente inteligentes passam a ter maiores chances de crescimento e desenvolvimento, por saberem trabalhar e interferir no emocional dos colaboradores, buscando sempre o melhor desempenho das atividades.
Saber contornar conflitos e problemas proporciona um clima organizacional mais harmônico e um bom relacionamento interpessoal, além de um melhor rendimento e aumento da produtividade, alcançando assim os resultados desejados.
Características que definem um bom gestor
Definitivamente a era dos “chefes-primatas” já não faz mais parte da rotina das empresas, ou já não tem mais espaço para as organizações atuais. Gestores que se preocupam unicamente em entregar resultados às custas de gritos e assédio moral já não compõe empresas que desejam alcançar o sucesso e crescimento contínuo.
Líderes que sabem lidar com a inteligência emocional:
Reconhecem e controlam melhor as emoções próprias e da sua equipe;
Desenvolvem novas habilidades;
Criam atitudes proativas;
Constroem melhores relacionamentos interpessoais;
Conquistam pessoas através de um melhor comprometimento;
Sabem lidar com diferenças e trabalham com diferentes perfis de profissionais no grupo;
Sabem lidar com desafios e resolvem os problemas com soluções conscientes.